quarta-feira, 17 de abril de 2013

Angelina 2013



Pedal  Angelina 2013




28/03 – Saída de Biguaçu.


Após inúmeras reuniões e minucioso planejamento estratégico com severas discussões sobre o melhor percurso, logística de apoio, escolha e reserva de hotel e mobilização dos integrantes do MTB Biguaçu, é chegado o grande dia do tradicional pedal de Páscoa rumo ao município de Angelina.  (A cidade leva este nome em homenagem àquela menina que caiu num ninho de cobras e tornou-se milagreira, segundo nosso Nobre “Istoriador”  Xande Campos)”

A Galera de bravos pedaladores composta inicialmente pelos corajosos: João, Gê, Ederson, Alisson, Joe, Felipe, Xande e Ricardo (que apareceu de última hora), reuniu-se no QG montado no quiosque da residência de verão do João e da Márcia, onde foi servido delicioso e farto café que, entre outros petiscos tinha um delicioso molho de cachorro quente. Enquanto saboreavam o café, os valentes combinavam com a equipe de apoio, composta inicialmente pela Márcia e a Chica, os últimos detalhes da grande aventura. No local também estava a Nadinha, anunciando que no dia seguinte a Andrea, famosa Gourmet do Carandaí, faria um rango especial que seria servido no momento da chegada do grupo.



                 
Super café
 Na sequencia os presentes debatem sobre a estratégia do Tuquinha, que, lançando mão de uma série de detalhadas “explicações”, informou ao grupo que alcançaria o pedal em meio caminho, sendo transportado por uma viatura até encontrar o grupo onde quer que fosse. Diante disso, todos concordaram que ele (supostamente) queria que o encontro se desse no alto do Morro do Egito. Será????

Bem alimentados e preparados para a largada, eis que surge o atrasado Gustavo, apresentando-se sem qualquer equipamento de segurança, mas trazendo consigo sua old bike, uma guerreira que o acompanha a, aproximadamente, 20 anos. Temos que admitir que se trata de um bravo e corajoso pedalista, tendo em vista a grande jornada que enfrentaria naquela noite. Para a segurança deste tardio integrante o grupo mobilizou-se e conseguiu capacete, farol, sinaleira, luvas e um cachorro quente para viagem. 

Tudo pronto para a saída, horário da equipe de apoio precisamente combinado e o grupo ainda aguarda ansiosamente a chegada do retardatário Gabriel. Como ele não se apresentou, foi incorporado ao grupo sendo colhido diretamente em sua residência, que por sorte ficava no caminho.

Finalmente, às 19h do dia 28/03/2013 os bravos pedaladores seguiram rumo a Angelina, movidos pela fé na Santinha e na força de suas fortes pedaladas. Só não contavam com um imprevisto, ou melhor, um duplo imprevisto, logo nos primeiros km pedalados o João anuncia um pneu furado. O grupo rapidamente se mobiliza, faz a troca da camara de ar da bike do João e se posiciona para retornar ao pedal e eis que surpreendentemente o Joe avisa – Para tudo! Meu pneu também furou. – Dá para acreditar? Pois garanto que aconteceu. Mais uma mobilização grupal e nova troca de camara.

Superadas as causas do forçado pit stop, o grupo retoma suas vigorosas pedaladas pedindo a Santa Menina que proteja seus pneus e suas pernas. Seguem motivados e concentrados no percurso até a primeira parada programada na base do Morro de Egito, onde degustam barras de cereal e se hidratam (O Gustavo matou o cachorro quente que trouxe da casa do João e da Márcia.).

Aproveitando a parada, mesmo não acreditando que ele viria, decidem tentar contato com o Tuquinha para verificar se o ciclista desgarrado os encontraria e são informados que o indivíduo estava a caminho.

Neste ínterim, a equipe de apoio, Márcia e Chica, sai de Biguaçu ao encontro dos pedaladores munidas de água, gatorade, amendoim, sandubas e muita disposição.

Voltando ao grupo ciclista, os bravos iniciam a subida de 10km cravados. O famigerado Morro do Egito ergue-se imponente à frente de nossos heróis (Copiei isso do Bial.... hahahahahaha) que, iluminados e reverenciados pela lua cheia, subiam vigorosamente, cada um no seu ritmo, rumo ao topo, rumo a superação.

Passam motos barulhentas e irritantes, carros, romeiros pagadores de promessas e passa a equipe de apoio, que animada segue para esperá-los no topo do morro.

Estrategicamente posicionada, a equipe de apoio aguarda os pedaladores. Logo chega o primeiro grupo formado pelo João, Joe, Ricardo, Felipe, Gabriel e Gustavo que são recebidos com água, gatorade, sandubas providenciais e muita motivação. Vale salientar que o Gabriel e o Gustavo estavam sem capacetes e foram orientados pela equipe de apoio a usa-los independente da situação. O grupo pede permissão e segue em frente, permissão concedida. Logo chegam  Gê, Xande, Ederson e Alisson e são igualmente recepcionados.

Quando se preparam para sair, quem chega? O Tuquinha com sua bike novinha em folha, todo paramentado sendo desovado pela viatura de um amigo. O Ederson tenta um diálogo para recepcioná-lo, Tuquinha prontamente responde com uma série explicações ao que Ederson responde – Então não foi golpe????? E sai em disparada sem esperar resposta.

Tuquinha se prepara, faz um rápido aquecimento, se despede do apoio e inicia a pedalada agradecendo silenciosamente a Santa Menina por ter alcançado o grupo na ultima parte da temida morreba.

O grupo segue até a próxima parada no pé do morro onde está posicionado o carro de apoio. Chegam os primeiros ciclistas alucinados pela íngreme e compensadora descida ainda eufóricos agradecem a luz da lua cheia. Estranhamente o Gustavo está com a camisa coberta de pega-pega e é questionado se andou “estravatando na macega”, surpreso com a interpelação disse não entender o que queria dizer, traduzidas as palavras ele passa a retirar os pega-pegas (Que não sabia onde arranjou.) repetindo as palavras para gravar em seu HD interno.

Chegam os demais pedaladores. Grupo reunido a corneta pega no Tuquinha que se defende como pode, mas não convence que não havia abortado a parte mais difícil da jornada.

Reunidos e prontos para a retomada discutem o percurso mais adequado e por sugestão do Gê, optam por um novo caminho via Garcia. Rota definida seguem em frente até o pé do Morro da Fodelhança , que foi batizado pelo Ederson num momento de profunda espiritualidade.

E foi nesse mesmo morro que o grupo sofreu algumas baixas, teve ciclista pensando em vender sua preciosa bike, outros empurrando bravamente sua new bike morro acima, outros xingando o Gê por ter sugerido a rota da fodelhança e outros estavam mudos, economizando as derradeiras forças para chegar ao cume do morriiiiiiiiinhoooooo, segundo o João.

Finalmente alcançam o tão sonhado topo, acabados, mas realizados os ciclistas seguem até o hotel e chegam ao final da primeira etapa da grande aventura e num minuto de silencio agradecem a Santa Menina pela boa viagem. Alguns agradecem por terem chegado vivos, outros “só respiram”. Um deles jurou solenemente nunca mais acreditar em papo de irmão dizendo que é moleza.

Falta muito pouco agora. Mais algumas pedaladas e chegam ao seu destino onde podem relaxar e guardar suas Bikes no espaço reservado no Hotel Sens Organization S.A., onde fizeram reservas antecipadas para passar a noite e focam no delicioso jantar. Servem-se no Buffet “livre”, acomodam-se numa grande mesa e se fartam, e, diga-se de passagem, Deus conserve o Gustavo com seu pratinho de pedreiro, uma montanha de comida bem acomodada num prato raso, que devorou com a mesma vontade que pedalou sua velha zica. Ninguém duvidou quando ele disse que não tinha almoçado.

Matada a fome....

... os sorrisos reaparecem.





Jantados e satisfeitos, chega o momento de acertar as reservas e, graças ao sapiente Xande que trouxe consigo o comprovante de depósito de 50% do valor da hospedagem, tornou possível a difícil missão de fazer a recepção do Hotel Sens Organization S.A., entender que o grupo devia somente parte do valor da hospedagem  e o jantar e também conseguir que se colocasse mais um colchão num dos quartos para o Ricardo dormir o sono dos justos.

Vencida mais esta batalha, os bravos rumam para seus aposentos, ansiosos por um banho e o merecido repouso.

Dizem as más línguas, que no quarto onde dormiram o Tuquinha, Xande, Joe, Gustavo e Ricardo, só quem dormiu de imediato foi o Gustavo, que, literalmente, desmaiou após o pedal seguido do farto jantar, o demais ficaram palestrando sobre a vida e as experiências pessoais até baixar a adrenalina.


29/03 – De volta para casa


E amanhece mais um dia de sol, mais um dia de aventura para o grupo de heróis que se reúne para o café da manhã no restaurante do hotel. Chegada do Ederson e anuncia oficialmente que o Alisson não voltaria pedalando de jeito nenhum e ainda se mostrava “rancoroso” com ele e com o Gê pela “fodelhança”. Sobrou para o Gê que voltaria dirigindo o carro de apoio ao lado de sua esposa impossibilitada de dirigir por um trauma no joelho e a Márcia voltaria pedalando (Nas descidas – o Gê até sugeriu que ela passe a fazer dowhill.). Diante do exposto  o Alisson assume a boleia e o Gê, obrigatoriamente, retorna à sua Bike.

Alisson declina do pedal


Rapaziada do pedal...

... ansiosa para pegar a estrada.

Animação...

... e alongamento.



Resolvidas as questões de última hora o grupo está pronto para sair. Alguns agoniados para encarar a aventura, o Felipe tentando um último telefonema e o Tuquinha querendo passar “só um SMS”. – Vamos lá galera!!! Finalmente o animado grupo dá a largada rumo a amada Biguaçu.

Motivados pelo rango que os espera e focados na prometida cerveja gelada, sob os cuidados da expert Nadia, o grupo ressalta compartilha a ideia de que - se sobrar - a cerveja vai estar “trincando” quando chegarem.

É sob um sol ameno e rodeado por uma paisagem bucólica, que os pedalantes seguem satisfeitos e realizados pelo pedal da noite anterior, menos o Alisson, que segue no apoio dizendo que suas pernas doem só olhar para qualquer morrinho que se apresente, reafirmando veemente estar totalmente descrente no irmão Ederson e no amigo recente Gê.








Segue a viagem e segue o grupo sem qualquer incidente. Passam pela Represa, pedalam tranquilamente até que a o Xande entende em um segundo o que quer dizer a expressão – Um raio que o parta. Vale salientar que a cara que o Xande fez quando viu o raio quebrado da roda de sua bike era de total desalento, tipo – Se fudi! Mas os hábeis ciclistas conseguem dar um jeito e o pedal continua até um pequeno armazém na localidade de Garcia, onde fazem a primeira parada para repor energias e dar aquela hidratada. São informados por um old men muito simpático e falante (Até o Tuquinha chegar palestrando sobre o livro da filha do Edir Macedo e a da portinha da felicidade.) que havia ocorrido um assalto a banco em Major Gercino, três dos assaltantes foram mortos e dois fugiram e escondendo-se na mata próxima. Sabiamente, aconselhou o grupo a tomar cuidado nas imediações.

King Mountain






Óh raios!!!!

Oficininha do João



Opa!!!! Caiu.....

Old Men



Bora!!!!!



De volta a animada jornada de retorno o povo segue até outro armazém, última parada antes da subida do temido e famigerado Morro do Egito. Os ciclistas se concentram e se reidratam antes do desafio e a Márcia pede ajuda e coloca a bike no carro de apoio avisando que voltará ao pedal quando chegarem ao topo do morro. Novamente é aconselhada a fazer dowhilll

Em tempo:  Num velho engenho ao lado do armazém foi encontrada uma velha Bike aposentada e completamente abandonada. Com toda certeza uma ascendente da bike do Gustavo.





Guerreira em repouso



E viva a diversidade!

Momento Top model

 
Apoio em ação



Começa a árdua subida e ainda mais motivados pela recepção que os espera em Biguaçu, a rapaziada segue forte e decidida a superar mais aquela suntuosa elevação natural para alcançarem a tão esperada descida. É quando a Márcia novamente se integra ao grupo e volta a pedalar com os hábeis companheiros que encaram a íngreme e compensadora descida curtindo a adrenalina. Alguns cautelosos e outros tipo “fio desencapado” descem a estrada de terra até se unirem ao apoio que os espera próximos a Igreja de Santa Maria.



 

Os ciclistas vão chegando aos poucos e descrevendo as sensações da descida. – Quem falta chegar??? Só falta o Joe e o Gustavo e a demora dos dois começa a preocupar o grupo que decidem que alguém deve voltar de carro para verificar se tudo estava bem. É quando avistam os dois, o Joe inteiro, mas o Gustavo experimentou as agruras de uma queda morro abaixo em altíssima velocidade, com um saldo de escoriações nos cotovelos, dores nas costelas, um arranhão profundo no lado esquerdo da testa e a certeza da importância do capacete. O grupo ainda se pergunta se faltou freio na Old bike ou juízo no Gustavo.

Morro abaixo

 
Morro abaixo I

Morro abaixo II

Morro abaixo III

Cadê o Joe e Gustavo

Morro abaixo em queda livre.

Capacete.... não tem preço!

Passado o susto, o Gustavo afirma que vai seguir pedalando e que está bem para continuar. Retomam a viagem agora em sua última etapa e a motivação aumenta, principalmente no Joe, que deixa de lado o espírito de equipe dando lugar a uma fome gigantesca e segue alucinado rumo à sua casa, ao rango.... a cerveja.
 
Torre da Usina





Os demais seguem juntos e confiantes que tem rango e cerveja para todo mundo e chegam firmes e fortes (?) na amada terrinha biguaçuense.

Chegou a hora da grande compensação. São muito bem recebidos pela Nadia e pela Andrea. O espaguete com frutos do mar estava irretocável seguido de um fantástico pudim de leite da D. Enedina. A cerveja, nem precisa dizer que estava no ponto, como a rapaziada gosta, geladíssima.

Hora do rango!!!






Refeitos, satisfeitos e espalhados no gramado do jardim, a conversa rola em torno dos fatos ocorridos na ciclo viagem e já iniciam os planos para outros pedais irados.

- Que venham novos desafios!



The End


EXTRAS:
Dados do Garmin
 


Ida: http://connect.garmin.com/activity/291496804#.UVjbbNiyxCw.facebook



Volta: http://connect.garmin.com/activity/291496761#.UVjbo3aRnK8.facebook

2 comentários:

  1. Olá Tuquinha (me permita chamá-lo assim): sou cicloturista e gostaria, se possível, que vc. me ajudasse com informações. Pretendo vir de Imbuia e Leoberto Leal por estrada de chão (roteiro: http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=6844555) até Angelina, pela estrada Geral de Rio Novo e de Barra Clara, e depois de Angelina, seguindo o roteiro que vc. postou aqui. Conheces essas estradas? Se tiveres interesse, seguem meu blog: http://acheil1210.blogspot.com.br/ e site do grupo que participo em algumas viagens, como Erechim e Costa Verde e Mar: http://odois.org/?exped=&vCf=dst&vDu=2&vDt=2&qkGo=camelot
    Desde já fico grato pela colaboração.
    Antônio Carlos Heil/Joinville

    ResponderExcluir